Home  Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes

Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o site do Inep
http://portal.inep.gov.br/web/guest/perguntas-frequentes4 para obter mais informações sobre o Enade.

 

1 – O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.

2 – Qual é o objetivo do Enade?
Avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo a graduação, em relação às competências previstas nas diretrizes curriculares.
3 – Por que preciso fazer o Enade?
Porque o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é parte obrigatória de todos os cursos de graduação e sem realizar a prova você não recebe seu diploma. A cada 3 anos, alunos concluintes de cursos listados pelo Ministério da Educação passam por esta avaliação.
4 – O que é estudante ingressante?
Aqueles que tenham iniciado seus respectivos cursos no ano de 2023, devidamente matriculados, e que tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o final das inscrições do Enade 2023
5 – O que é estudante concluinte?
Estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2024 ou que tenham cumprido 80%, ou mais, da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o final das inscrições do Enade 2023; e estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2023 ou que tenham cumprido 75%, ou mais, da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o final das inscrições do Enade 2023.
6 – Como eu sei se preciso fazer o Enade?
Estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2024 ou que tenham cumprido 80%, ou mais, da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o final das inscrições do Enade 2023; e estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2023 ou que tenham cumprido 75%, ou mais, da carga horária mínima do currículo do curso da IES, até o final das inscrições do Enade 2023.
Os estudantes ingressantes dos cursos avaliados não precisam realizar a prova do ENADE 2023.
7 – Onde devo fazer a prova?
Para saber o local da prova, primeiro é necessário preencher o Questionário do Estudante.
8 – O que acontece se eu não preencher o Questionário do Estudante?
O preenchimento do Questionário do Estudante é obrigatório, além de ser requisito básico para a consulta individual do local de prova e a impressão do Cartão de Informação do Estudante. O não preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade junto ao Enade 2023.
9 – Alunos de quais cursos da Uninter precisam fazer o Enade em 2023?

Em 2023, os alunos concluintes dos cursos de:

I – áreas relativas ao grau de bacharel:
a) Agronomia;

b) Arquitetura e Urbanismo;

c) Biomedicina; d) Enfermagem;

e) Engenharia Ambiental;

f) Engenharia Civil;

g) Engenharia de Alimentos;

h) Engenharia de Computação I;

i) Engenharia de Controle e Automação;

j) Engenharia de Produção;

k) Engenharia Elétrica;

l) Engenharia Florestal;

m) Engenharia Mecânica;

n) Engenharia Química;

o) Farmácia;

p) Fisioterapia;

q) Fonoaudiologia;

r) Medicina;

s) Medicina Veterinária;

t) Nutrição;

u) Odontologia;

v) Zootecnia

II – áreas relativas ao grau de tecnólogo:
a) Estética e Cosmética;

b) Gestão Ambiental;

c) Radiologia;

d) Gestão Hospitalar;

e) Segurança no Trabalho;

f) Agronegócio.

10 – Se fui convocado e dispensado como ingressante isso significa que quando eu concluir o curso estarei dispensado novamente?
Não. Se você for considerado concluinte quando o seu curso for avaliado novamente, será obrigatório realizar a prova.
11 – Alunos que não foram convocados poderão concluir o curso sem passar pelo Enade?
Sim. O exame ocorre para os cursos a cada 3 anos, por isso nem todos os formandos são convocados. A obrigatoriedade é apenas para os que são convocados conforme critérios da PORTARIA do ano vigente.
12 – Quem trancou a matrícula precisa fazer o Enade?
Sim, se estiver dentro dos critérios de estudante concluinte.
13 – Quando será realizado o Enade 2023?
A prova do Enade 2023 está prevista para ser aplicado no dia 26 de novembro de 2023, com início às 13h30 – horário de Brasília, chegue com antecedência de 1 hora no local de prova, pois os portões fecham com antecedência.
14 – Como é a prova? Apenas questões objetivas?
A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha que são especificadas da seguinte forma:
Componente de Formação Geral, 10 (dez) questões, sendo 02 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos;
Componente específico de cada área ou Curso Superior de Tecnologia avaliado, 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.
15 – Existe tempo mínimo de permanência na prova?
No dia da prova é obrigatório assinar a lista de presenças, que só é disponibilizada para a assinatura após uma hora de prova. Alunos que deixarem o local de prova antes de uma hora, sem assinar a lista, ficarão em situação irregular junto ao Enade, assim como os que não comparecerem a prova.
O tempo máximo para a realização da prova é de 4 horas.
16 – Quem pode ser dispensado da prova do Enade?
Os ingressantes inscritos nos cursos avaliados pelo ENADE 2023 não precisam realizar a prova. Também estão dispensados os estudantes que passaram pela colação de grau até o final das inscrições do Enade 2023. E aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil.
17 – O que eu preciso levar no dia do exame?
No dia da prova é necessário apresentar um documento de identificação. São aceitos como documento de identificação:
cédulas de identidade (RG),
identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros,
identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade;
Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997;
Certificado de Dispensa de Incorporação;
Certificado de Reservista;
Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.
O aluno também precisa levar caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas.
18 – Os estudantes em situação irregular junto ao Enade de anos anteriores podem regularizar sua situação no Enade 2023?
Conforme disposição PORTARIA Nº 41, DE 20 DE JANEIRO DE 2022, A regularização de estudante concluinte habilitado em situação irregular perante o Enade 2022, em decorrência de descumprimento de suas obrigações, dar-se-á conforme critérios e procedimentos de dispensa estabelecidos no edital do Exame. São considerados irregulares todos os estudantes habilitados ao Enade que não tenham sido inscritos ou não tenham realizado suas obrigações (fazer a prova e responder o questionário).
Os estudantes ingressantes regulares e estudantes irregulares de anos anteriores, serão dispensados da prova a ser aplicada em 2023 e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório específico a ser emitido pelo Inep com previsão de publicação no 2° semestre de 2023.
19 – Como serei informado sobre minha nota no Enade?
Para conhecer sua nota no Enade você deve acessar seu Boletim de Desempenho, disponível no sistema Enade (http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index). Se você participou do Enade 2022, a previsão para que sua nota seja disponibilizada do sistema Enade é a partir do segundo semestre de 2023.
O acesso ao resultado individual obtido no Enade é restrito ao concluinte que participou da prova, conforme legislação vigente.