Home  Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes


Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o site do Inep http://portal.inep.gov.br/web/guest/perguntas-frequentes4 para obter mais informações sobre o Enade.

O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.

Qual é o objetivo do Enade?
Avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo a graduação, em relação às competências previstas nas diretrizes curriculares.

Por que preciso fazer o Enade?
Porque o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é parte obrigatória de todos os cursos de graduação e sem realizar a prova você não recebe seu diploma. A cada 3 anos, alunos concluintes de cursos listados pelo Ministério da Educação passam por esta avaliação.

O que é estudante ingressante?
Aqueles que tenham iniciado seus respectivos cursos no ano de 2018, devidamente matriculados, e que tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o final das inscrições do Enade 2018

O que é estudante concluinte?
Estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80%, ou mais, da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o final das inscrições do Enade 2018; e estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2018 ou que tenham cumprido 75%, ou mais, da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o final das inscrições do Enade 2018.

Como eu sei se preciso fazer o Enade?
Estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80%, ou mais, da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o final das inscrições do Enade 2018; e estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2018 ou que tenham cumprido 75%, ou mais, da carga horária mínima do currículo do curso da IES, até o final das inscrições do Enade 2018.
Os estudantes ingressantes dos cursos avaliados não precisam realizar a prova do ENADE 2018.

Onde devo fazer a prova?
Para saber o local da prova, primeiro é necessário preencher o Questionário do Estudante.

O que acontece se eu não preencher o Questionário do Estudante?
O preenchimento do Questionário do Estudante é obrigatório, além de ser requisito básico para a consulta individual do local de prova e a impressão do Cartão de Informação do Estudante. O não preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade junto ao Enade 2018.

Alunos de quais cursos da Uninter precisam fazer o Enade em 2018?
Em 2018, os alunos concluintes dos cursos de:
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
BACHARELADO EM TEOLOGIA: TEOLOGIA BÍBLICA INTERCONFESSIONAL
TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR
TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
TECNOLOGIA EM MARKETING
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
BACHARELADO EM DIREITO
BACHARELADO EM JORNALISMO
BACHARELADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO

Se fui convocado e dispensado como ingressante isso significa que quando eu concluir o curso estarei dispensado novamente?
Não. Se você for considerado concluinte quando o seu curso for avaliado novamente, será obrigatório realizar a prova.

Alunos que não foram convocados poderão concluir o curso sem passar pelo Enade?
Sim. O exame ocorre para os cursos a cada 3 anos, por isso nem todos os formandos são convocados. A obrigatoriedade é apenas para os que são convocados conforme critérios da PORTARIA Nº 501, DE 25 DE MAIO DE 2018 do Ministério da Educação para a realização da prova.

Quem trancou a matrícula precisa fazer o Enade?
Sim, se estiver dentro dos critérios de estudante concluinte.

Quando será realizado o Enade 2018?
O Enade 2018 será aplicado no dia 25 de novembro de 2018, com início às 13h30 – horário de Brasília, chegue com antecedência de 1 hora no local de prova, pois os portões fecham com antecedência.

Como é a prova? Apenas questões objetivas?
A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha que são especificadas da seguinte forma:
Componente de Formação Geral, 10 (dez) questões, sendo 02 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos;
Componente específico de cada área ou Curso Superior de Tecnologia avaliado, 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.

Existe tempo mínimo de permanência na prova?
No dia da prova é obrigatório assinar a lista de presenças, que só é disponibilizada para a assinatura após uma hora de prova. Alunos que deixarem o local de prova antes de uma hora, sem assinar a lista, ficarão em situação irregular junto ao Enade, assim como os que não comparecerem a prova.
O tempo máximo para a realização da prova é de 4 horas.

Quem pode ser dispensado da prova do Enade?
Os ingressantes inscritos nos cursos avaliados pelo ENADE 2018 não precisam realizar a prova. Também estão dispensados os estudantes que passaram pela colação de grau até o final das inscrições do Enade 2018. E aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil.

O que eu preciso levar no dia do exame?
No dia da prova é necessário apresentar um documento de identificação. São aceitos como documento de identificação:
cédulas de identidade (RG),
identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros,
identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade;
Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997;
Certificado de Dispensa de Incorporação;
Certificado de Reservista;
Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.
O aluno também precisa levar caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas.

Os estudantes em situação irregular junto ao Enade de anos anteriores podem regularizar sua situação no Enade 2018?
Conforme disposição PORTARIA Nº 501, DE 25 DE MAIO DE 2018, os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular junto ao Enade deverão regularizar a situação sendo inscritos no exame de 2018. São considerados irregulares todos os estudantes habilitados ao Enade de anos anteriores que não tenham sido inscritos ou não tenham realizado o exame, fora das hipóteses de dispensa.
Caberá às respectivas Instituições de Educação Superior (IES), no período especificado pelo INEP/MEC, a inscrição dos estudantes em situação irregular junto ao Enade de anos anteriores.
Os estudantes ingressantes regulares e estudantes irregulares de anos anteriores inscritos nos termos do PORTARIA Nº 501, DE 25 DE MAIO DE 2018, do Enade 2018, serão dispensados da prova a ser aplicada em 2018 e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório específico a ser emitido pelo Inep com previsão de publicação no 2° semestre de 2018.

Como serei informado sobre minha nota no Enade?
Para conhecer sua nota no Enade você deve acessar seu Boletim de Desempenho, disponível em portal.inep.gov.br – Educação Superior – Enade – Boletim de Desempenho.
O acesso ao resultado individual obtido no Enade é restrito ao concluinte que participou da prova, conforme legislação vigente.