O Centro Universitário Internacional Uninter foi selecionado para participar da operação Jenipapo do Projeto Rondon em janeiro de 2015. Com o apoio da Coordenação de Extensão e Assuntos Comunitários, os professores Edilaine Cegan e Fernando Eduardo Kerschbaumer formarão uma equipe com os alunos interessados em participar do projeto. O edital para inscrição será publicado no segundo semestre letivo e somente os alunos que estiverem cursando a segunda metade do curso da graduação poderão se inscrever.
O projeto aprovado será implementado no município de Anajatuba, no Maranhão. A ação, que é 100% voluntária, visa contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades carentes, defesa dos direitos de cidadania, desenvolvimento local e sustentável e, inclusive, capacitar multiplicadores que possam atuar na área de saneamento básico, meio ambiente e gestão.
O Projeto Rondon foi criado em 1967 e revisto em 2005, quando passou a ser coordenado pelo Ministério da Defesa. A ideologia do projeto é contribuir para a formação cidadã dos universitários e estimular esses estudantes a criarem outros projetos locais em parceria com a comunidade, além de consolidar a responsabilidade social e coletiva em prol do desenvolvimento do país.