Enquanto o projeto de lei que regulamenta o descarte e a separação de lixo orgânico do reciclável em Curitiba aguarda a sanção do prefeito Gustavo Fruet, uma pesquisa divulgada em dezembro pelo Laboratório de Pesquisa Mercadológica do Grupo Uninter aponta que 92,8% dos curitibanos reciclam, separam ou reaproveitam o lixo.
De acordo com a pesquisa, 98,5% dos entrevistados disseram que acham importante a tarefa de reciclar e 88,8% afirmaram se preocupar com a coleta seletiva de lixo. A pesquisa também aponta que 51,2% dos entrevistados, quando vê outra pessoa jogando lixo na rua, têm o hábito de recolher e jogar o lixo da pessoa na lixeira, e 55% alegaram que seriam mais incentivados se houvesse coleta coletiva em seu bairro.
Para o PhD em Educação e Ciências Ambientais, Rodrigo Berté, os dados registrados pela pesquisa mostram que os curitibanos continuam conscientes e engajados no pensamento sustentável. “Sempre houve uma grande preocupação ambiental por parte dos curitibanos, resultado de um trabalho contínuo de conscientização e alerta quanto à situação em que o meio ambiente se encontra, uma vez que a geração de resíduos tem causado grandes problemas para os centros urbanos”, avalia.
Berté também salienta que o reaproveitamento de materiais e o incentivo à manutenção e ampliação de sistemas de coleta seletiva são pequenos atos que podem gerar um grande benefício para a sociedade e reduzem o impacto ambiental de forma significativa. “Estamos presenciando uma crise ambiental que, se não for combatida por todos, poderá no futuro gerar sérios problemas sociais. É preciso que cada um faça a sua parte para que o meio ambiente seja preservado”.
Sobre o Projeto de Lei
Aprovado pela Câmara de Vereadores nesta terça-feira (16/12), o projeto já foi encaminhado para sanção ou veto do Executivo. O texto, de iniciativa do vereador José Carlos Chicarelli (PSDC), prevê que os resíduos orgânicos devam ser descartados em sacos de cor preta e os recicláveis descartados em recipientes também recicláveis ou em sacos preferencialmente azuis. O projeto também autoriza a aplicação de multa pelo descumprimento da norma. Para tanto, os órgãos públicos, empresas e condomínios devem providenciar campanhas e adequações para que todos se enquadrem na dispensa correta do lixo.
Informações da pesquisa
A pesquisa do Laboratório de Pesquisa Mercadológica do Grupo Uninter foi realizada com mil entrevistados entre os dias 3 e 24 de novembro, em dez regiões de Curitiba. O levantamento de dados foi feito por meio de entrevistas telefônicas com maiores de 16 anos. De acordo com os procedimentos utilizados na realização da pesquisa, a amostra representativa de Curitiba atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de 3% para os resultados gerais.