Home  Sala de Imprensa EX- ALUNO DA UNINTER CONTA COMO CONSEGUIU VENCER OS OBSTÁCULOS PARA CONCLUIR O ENSINO SUPERIOR

EX- ALUNO DA UNINTER CONTA COMO CONSEGUIU VENCER OS OBSTÁCULOS PARA CONCLUIR O ENSINO SUPERIOR
30/10/2014 10:00:45

Ingressar numa faculdade e concluir um curso superior ainda é o sonho impossível para muitos jovens e adultos que não tiveram condições financeiras para este fim. Mesmo com os programas de incentivo do governo, ainda é grande o número de pessoas que não conseguiram realizar o sonho do diploma universitário.

 

Quem conseguiu superar as dificuldades e concluir o ensino superior usa sua história de sucesso para incentivar os outros a não desistirem de seus sonhos. Um deles é Gilson Carvalho Freitas, formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Internacional Uninter, que precisou superar dificuldades financeiras e emocionais para conseguir seus objetivos.

 

Desde cedo, Freitas trabalhou com o pai para ajudar no sustento da família, composta por seis pessoas. O trabalho era limpar as calçadas das lojas da Vila Hauer e recolher os materiais recicláveis que os lojistas separavam para eles. “Acordávamos às 5 horas da manhã para colocar o cavalo na carroça, e saíamos para recolher os materiais recicláveis. A necessidade e a dificuldade daquela época, juntamente com o esforço dos meus pais em manter todos os filhos estudando, me motivaram a lutar por um futuro melhor e, mesmo sem muitas condições financeiras, consegui concluir o ensino médio”, conta.

 

Depois de adulto, Freitas sofreu dois grandes traumas que o abalaram financeiramente e psicologicamente: um divórcio e a perda de seu irmão gêmeo. “Fiquei muito abalado e procurei um psicólogo, que me orientou a fazer algo que me realizasse, como uma faculdade. Com o apoio de uma irmã, que também me aconselhou a voltar aos estudos e continuar a vida, entrei na Uninter em 2009 para estudar Administração. Foi um período difícil, pois eu trabalhava à noite numa indústria onde, com o adicional noturno, ganhava um pouco mais para conseguir pagar os estudos, e tinha que estudar pela manhã. A luta era incessante para aguentar o cansaço e não dormir nas aulas, mas em nenhum momento eu desanimei”, diz.

 

Mesmo com algumas dificuldades, Freitas concluiu o curso de Administração em 2013, trabalha atualmente como Assistente Administrativo da empresa G4S e não pensa em parar de estudar. “Pretendo iniciar em 2015 uma pós-graduação em Engenharia da Produção e um curso de idioma para ampliar as minhas chances no mercado de trabalho”.

 

Ele ainda dá um incentivo para quem está passando por dificuldades semelhantes às que ele superou. “Nunca desista de seus sonhos, pois eles estão mais próximos do que imaginamos. Basta dar o primeiro passo e prosseguir sempre que um obstáculo estiver à sua frente. Eles nos fortalecem e aumentam ainda mais a sede pela vitória”, finaliza Freitas.