O Centro Universitário Internacional Uninter criou a Segunda Licenciatura em Pedagogia, um curso para profissionais que já têm graduação, mas que precisam da habilitação para trabalhar na docência em Educação infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em cursos de Ensino Médio, modalidade Normal, Gestão Educacional (planejamento, execução, coordenação), acompanhamento e avaliação de tarefas específicas do setor educacional.
Em Santa Catarina, por lei, o profissional da área de Educação que queira participar do processo seletivo para direção de escolas precisa dessa formação pedagógica. A educação a distância tem se mostrado um aliado no desafio de formação superior para novos professores. De acordo com as últimas informações do censo escolar, metade dos calouros dos cursos de formação de professores como licenciatura de Letras, Pedagogia, História ou Matemática fizeram curso a distância. Esta é a primeira vez em que há um equilíbrio de ingressantes entre as modalidades presencial e a distância.
Com 34 anos e um filho pequeno a professora Simoni Vieira, formada em Matemática, teve um problema de saúde e precisou dar uma guinada em sua vida. Ela prestou um concurso público, mas não conseguiu assumir por não ser pedagoga, uma exigência que surgiu quando foi chamada. Hoje, cursando a Segunda Licenciatura no Polo Uninter de Criciúma, Simoni conta que se surpreendeu com o conteúdo do curso. “Tive uma grata surpresa logo no início, quando me deparei com disciplinas atualizadas, como Educação para Jovens e Adultos, Gestão Escolar e Políticas Públicas. Percebi que havia feito a escolha certa”. Para ela, o fato de poder escolher seus próprios horários encaixou perfeitamente o ensino a distância à sua nova realidade de vida.
Segundo Alice Botega, gestora dos polos em Criciúma e Sombrio, outro curso bem procurado por profissionais da área de educação é a pós-graduação em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar. “Para que esse profissional não perca espaço e acompanhe o mercado é necessário que ele multiplique seus conhecimentos”, afirma a gestora.