Segundo estatísticas do Hemepar – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, a doação de sangue cai bruscamente no inverno. Por isso, o Centro Universitário Internacional Uninter criou a ação “Uninter na veia”, para incentivar alunos e professores a fazer suas doações e contribuir para a recuperação de pacientes em 384 hospitais do Estado.
A campanha já começou e vai até o dia 20 de agosto. Quem quiser participar pode se apresentar no Hemepar e falar que faz parte do Centro Universitário. Comprometido com a ação, o diretor de Marketing e Comunicação da Uninter, Raul Picler, já confirmou a sua doação para último dia da campanha. “Infelizmente, já é comum a redução de doações nos hemocentros de todo o país nesta época do ano. Iniciativas simples podem mudar este cenário e ajudar a normalizar os estoques. Quero participar com alunos e professores e se possível, comemorar resultados expressivos de doação”, comenta.
Para doar, basta ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa – 4 horas antes, e bebidas alcoólicas doze horas antes da doação), além de apresentar documento original com foto.
Aqueles que deixarem para a última hora, poderão ir no dia 20, com o transporte gratuito disponibilizado pelo Hemepar, saindo do campus Garcez em diversos horários (período manhã às 8h30 e 10h e no período a tarde às 14h e 15h30).
Serviço
Campanha de Doação de Sangue “Uninter na veia”
Período: até 20 de agosto.
Obs.: no dia 20, haverá transporte gratuito para a doação, saindo do campus Garcez (Rua Luiz Xavier, 103 – Centro).
Endereço Hemepar: Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV.