Neste mês, oito estudantes de graduação do Centro Universitário Internacional Uninter embarcam para uma missão especial: implementar ações voluntárias nas comunidades carentes do município de Anajatuba, no Maranhão. Estes alunos farão parte do Projeto Rondon 2015.
Entre os dias 16 de janeiro e 03 de fevereiro os alunos Amanda Queiroz, Ana Carolina Fernandes, Thais de Souza, Aline da Costa, Kellen de Lara, Mari Laskovski, Ozinéia de Lima e Rodrigo Ramos serão integrantes da Operação Jenipapo do Projeto Rondon, coordenados pelos professores Edilaine Cegan e Fernando Kerschbaumer. Professores e alunos atuarão em ações voluntárias nas áreas de desenvolvimento sustentável, meio ambiente e gestão nas comunidades carentes do município.
Com o objetivo de aproximar os estudantes da realidade do país e envolvê-los em atividades que contribuam para o desenvolvimento em comunidades das regiões Norte e Nordeste, a Uninter ficará responsável pelas ações referentes ao Conjunto “B”, que abrangem os temas relacionados à Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.
Para o coordenador do Projeto Rondon/Uninter, Celso de Mazo, a formação cidadã dos universitários é o principal resultado desta ação. “A troca de experiências entre alunos, professores e a comunidade é o principal resultado do projeto, além de consolidar a responsabilidade social e coletiva em prol do desenvolvimento do país”.
Arrecadação de livros
Embora a execução do projeto aconteça somente na cidade maranhense, os alunos selecionados iniciaram uma campanha para a arrecadação de livros para enviar às comunidades atendidas pelo projeto. Coordenada pelas alunas Aline e Mari, foram arrecadados aproximadamente dois mil livros. “Este número superou muito as nossas expectativas. A ideia era arrecadar cerca de 200 livros, mas a adesão à campanha foi tão grande que multiplicamos dez vezes este número. Com isso, poderemos ajudar ainda mais pessoas e incentivar a leitura nas comunidades carentes”, afirma Aline.
Sobre o Projeto Rondon
O Projeto Rondon foi criado em 1967 e revisto em 2005, quando passou a ser coordenado pelo Ministério da Defesa, com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), e já levou mais de 12 mil estudantes por 800 municípios em todo o Brasil. O objetivo é levar conhecimento, entretenimento, saúde, cultura e educação para municípios extremamente carentes das regiões Norte e Nordeste, com maiores índice de pobreza, exclusão social, caracterizados pelos indicadores do IDH – Índices de Desenvolvimento Humano. Mais informações pelo site http://portal.uninter.com/extensao-projeto-rondon/.