Alunos do curso de Comunicação Social do Centro Universitário Internacional Uninter fizeram do encerramento da 4.ª Semana de Comunicação “Sacasó Uninter” um projeto solidário. Os alunos da instituição cortaram seus cabelos e os doaram para a confecção de perucas destinadas às pessoas com câncer.
A ação nominada “Cabelicidade” foi uma iniciativa da aluna do sexto período de Publicidade e Propaganda, Thamy Lino que, após visitar a família em São Paulo, viu a prima deixar os cabelos crescerem para doar ao projeto, que recebe doações de cabelos na capital paulista. “Tive a ideia de trazer o projeto porque tive casos de câncer na família e com amigos, e isso me toca muito”, comenta.
O projeto tem como objetivo dar esperanças às mulheres vítimas do câncer por meio de uma ação que consiste em dispor os cabelos doados para a confecção de perucas, a ponto de fazer essas mulheres se sentirem mais confiantes e dispostas a combater esse mal. A ideia foi criada há quatro anos por Silvia Vezicato, em função de uma perda familiar.
Para Thamy, que abraçou esta causa em meados de setembro de 2014, tem sido prazeroso ajudar estas pessoas, sendo elas adultas ou crianças. A ação também sensibilizou alunas como Camila Gomes, do sexto período de publicidade, que há muito tempo mantinha as madeixas longe das tesouras. “Depois de um ano sem cortar os cabelos não poderia ter oportunidade melhor. Meus cabelos vão ser muito úteis para a autoestima de uma criança ou mulher com câncer”, diz.
A organização do “SacaSó Uninter” fez a ação no último dia de palestras, convidando alunos a cortarem e doarem seus cabelos. “O resultado foi positivo e deixa uma lição de solidariedade para todos, durante as comemorações do Outubro Rosa”, salienta Nívea Canalli Bona, coordenadora do curso de Jornalismo da Uninter.