O mercado de trabalho para os engenheiros está aquecido. A procura por profissionais nesta área aumentou muito nos últimos anos e, de acordo com estudos do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), esta demanda deve criar cerca de 660 mil postos de trabalho até 2020. Pensando na ascensão deste segmento de mercado, o Centro Universitário Internacional Uninter abriu três novos cursos de bacharelado nas áreas de Engenharia de Produção, Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica.
“A grande procura por engenheiros movimenta de tal forma a economia que a engenharia já se tornou uma das três profissões que mais contratam e melhor remuneram seus profissionais. Alguns programas de trainee chegam a pagar para um engenheiro recém-formado, em média, R$ 4,5 mil”, analisa Benhur Gaio, reitor do Centro Universitário Internacional Uninter. Para ele, as áreas da engenharia voltadas à tecnologia e à infraestrutura são as que mais projetam crescimento para os próximos anos.
Os cursos oferecidos pela instituição são direcionados para a prática profissional, como o de Engenharia da Computação que, devido ao crescimento da área tecnológica, proporciona ao profissional atuar em empresas de informática e alta tecnologia, na criação de softwares e hardwares, instituições de ensino e pesquisa, grandes indústrias e órgãos governamentais.
Outra área beneficiada com os avanços tecnológicos é o de Engenharia Elétrica, em que há cada vez mais procura por profissionais qualificados para desenvolver aplicações de eletricidade, eletrônica e eletromagnetismo. O engenheiro elétrico pode trabalhar em empresas de equipamentos eletroeletrônicos ou de alta tecnologia, grandes indústrias, consultorias e áreas afins.
Já o ramo de Engenharia de Produção é o que desfruta da melhor situação. Engenheiros de Produção vêm conseguindo boas colocações no mercado, principalmente em função que une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Assim, o engenheiro de produção é peça fundamental em quase todos os setores pela sua formação generalista.
As inscrições para os cursos de Engenharia na modalidade presencial estão abertas até o dia 17 de dezembro e as provas podem ser agendadas ou, ainda, realizadas tradicionalmente no domingo, dia 23 de novembro, às 10h30. O curso de Engenharia de Produção também é oferecido na modalidade de ensino a distância. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2015, e os editais completos já estão disponíveis no site uninter.com