Home  Sala de Imprensa DOUTORA EM EDUCAÇÃO ANALISA A IMPORTÂNCIA DO ENADE

DOUTORA EM EDUCAÇÃO ANALISA A IMPORTÂNCIA DO ENADE
17/11/2014 15:26:59

No dia 23 de novembro acontece o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), uma prova que tem por objetivo avaliar a qualidade dos cursos e as instituições de ensino superior brasileiro. A doutora em educação e coordenadora pedagógica do Grupo Uninter, Inge Suhr, reforça a importância deste exame para os alunos, já que o principal interessado no sucesso da prova deve ser o próprio estudante. “Como o objetivo é avaliar as instituições, alguns estudantes pensam não ser necessário fazer a prova ou assinalar qualquer resposta, mas a realidade não é assim tão simples”, adverte.

 

De acordo com a doutora, se a instituição alcança bons resultados, o diploma que ela confere passa a ser mais valorizado no mercado de trabalho. Por outro lado, se a instituição tem resultados ruins, todos os seus egressos podem sofrer as consequências em suas carreiras. “Este resultado passa a ser a marca da instituição e, por extensão, às pessoas que nela estudaram, o que significa que mais alunos desejarão estudar naquela faculdade, centro universitário ou universidade”, afirma.

 

Inge aponta este aspecto importante do Enade, que é a oportunidade de o aluno se autoavaliar em relação às competências desenvolvidas no decorrer do curso. “As questões são interdisciplinares e contextualizadas, empurram o aluno a aplicar o conhecimento aprendido a situações novas, demonstrando sua capacidade de raciocínio, análise, compreensão, argumentação e síntese”, analisa.

 

Alunos como Antônio Rocha Júnior, Samuel Mendes e Claudio Fernandes sabem bem a importância do Enade. Eles foram os alunos que tiveram nota máxima no Enade nos anos de 2008, 2009 e 2012 entre todos os alunos de ensino presencial e a distância do Brasil. Egressos da graduação a distância da Uninter, eles entendem que participar do exame significa certificar o aluno dos conhecimentos adquiridos e o seu nível de aproveitamento ao longo do curso. “O Enade significa para o aluno uma espécie de chancela, a nota final e definitiva do curso que será a sua profissão no futuro”, afirma Antônio Júnior.

 

Há, também, uma questão burocrática que precisa ser lembrada: por lei, as instituições de ensino precisam inscrever todos os alunos que já cumpriram 80% da carga horária do curso para fazer o Enade. Isto é, se o aluno não comparecer à prova, a universidade fica impedida de emitir certidão de colação de grau ou diploma, o que pode gerar problemas futuros para o concluinte. “Mesmo que o aluno conclua o curso, ele não receberá o diploma, podendo, com isso, perder boas oportunidades de trabalho. Por isso, o melhor que cada estudante pode fazer é se preparar para o Enade e resolver a prova com toda atenção e cuidado”, indica a doutora.