Home  Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

SOBRE O VESTIBULAR

[+] Onde pode ser feita a inscrição?
No site www.uninter.com/vestibular/adistancia ou no teleatendimento (0800 702 0500) e também no Polo de Apoio Presencial da sua região.
[+] Onde pagar a taxa de inscrição?
Diretamente no Polo de Apoio Presencial da sua região; Na rede bancária credenciada (bancos, lotéricas ou agências conveniadas) por meio de boleto bancário que será gerado no final da inscrição. Os boletos da taxa de inscrição possuem vencimento de 5 em 5 dias, caso o prazo tenha expirado, mas ainda esteja dentro do período de inscrições, basta imprimir novo boleto. Acesse www.uninter.com/vestibular/adistancia, no MENU PROVAS, na opção COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO. Após digitar seu CPF será acessado o próprio comprovante com o botão para impressão do boleto para pagamento da taxa de inscrição.
[+] A inscrição é válida apenas para um curso?
Sim, os candidatos realizam o vestibular apenas para uma das opções de cursos disponíveis. Aqueles que desejam frequentar dois cursos devem enviar solicitação para o e-mail vestibular@grupouninter.com.br
[+] Como é o processo seletivo para ingressar no curso?
O candidato redigirá, no Polo de Apoio Presencial, 1 (uma) redação, obrigatória e eliminatória de 15 a 20 linhas. Serão sugeridos dois temas para o desenvolvimento da redação. O candidato deverá selecionar apenas um deles.
[+] O vestibular ocorre simultaneamente em todos os polos?
Sim, apenas para os candidatos que optarem em realizar a PROVA TRADICIONAL (sempre em um domingo definido, com hora oficial de Brasília – DF). No caso de PROVAS AGENDADAS isto não ocorre, pois neste modelo o candidato define dia e hora diretamente com o coordenador do Polo de Apoio Presencial, devendo, porém, ser realizado nas dependências do Polo escolhido.
[+] Onde é aplicada a prova do vestibular?
No Polo de Apoio Presencial escolhido pelo aluno no momento da inscrição. O endereço pode ser consultado no site www.uninter.com/vestibular/adistancia, menu POLOS DE APOIO PRESENCIAL.
[+] Como utilizar a nota do Enem no vestibular?
No ato da inscrição, selecionando a opção SOMENTE ENEM. A opção de ingresso com o uso da nota no ENEM desobriga o candidato a comparecer para a realização da prova do vestibular. O candidato informará apenas um entre os três últimos anos do ENEM anteriores à realização do processo seletivo, no ato da inscrição.
[+] O Candidato aprovado no vestibular que ainda não concluiu o ensino médio pode matricular-se no Centro Universitário UNINTER?
A lei (LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação) não permite a matrícula de candidato aprovado em vestibular que não tenha concluído o ensino médio. O candidato pode realizar o vestibular para preparação e treino.
[+] Posso realizar o vestibular em qualquer um dos Polos de Apoio Presencial espalhados pelo Brasil?
Sim. Os candidatos poderão realizar a inscrição e, consequentemente, a prova do vestibular em qualquer um dos mais de 440 Polos de Apoio Presencial do Centro Universitário UNINTER.
[+] Sendo aprovado no vestibular, posso alterar o Polo de Apoio Presencial que escolhi para estudar no ato de inscrição?
Sim. Confirmado que o curso de aprovação é ofertado no polo de interesse, e antes da efetivação da matrícula, basta enviar a solicitação de alteração de Polo para o e-mail vestibular@grupouninter.com.br. Nosso tempo de resposta é de até 2 dias úteis. Após essa confirmação efetive a matrícula já no endereço do polo solicitado. No caso da matrícula, ela deve ser feita no Polo que deseja realizar o curso. Caso queira alterar a opção de POLO para a MATRÍCULA faça a solicitação com antecedência pelo e-mail vestibular@grupouninter.com.br.  Aguarde a confirmação da alteração e só então compareça no POLO para retirar o boleto bancário e realizar demais procedimentos para a efetivação da matrícula.
[+] Realizei o vestibular, mas gostaria de mudar de curso, é possível?
Sim, desde que haja vagas no curso de pretensão. Solicite a alteração pelo e-mail vestibular@grupouninter.com.br e aguarde retorno do setor, que ocorre normalmente em até 2 dias úteis. Após essa confirmação efetive a matrícula já no curso solicitado.

SOBRE A INSTITUIÇÃO

[+] O que é Credenciamento/Autorização/Reconhecimento?
São modalidades de atos autorizativos: credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação. (fonte: portal.mec.gov.br/) Credenciamento e Recredenciamento Para iniciar suas atividades, as instituições de educação superior devem solicitar o credenciamento junto ao MEC. De acordo com sua organização acadêmica, as IES são credenciadas como: faculdades, centros universitários e universidades. Inicialmente a IES é credenciada como faculdade. O credenciamento como universidade ou centro universitário, com as respectivas prerrogativas de autonomia, depende do credenciamento específico de instituição já credenciada, em funcionamento regular e com padrão satisfatório de qualidade. O primeiro credenciamento da instituição tem prazo máximo de três anos, para faculdades e centros universitários, e de cinco anos, para as universidades. O recredenciamento deve ser solicitado pela IES ao final de cada ciclo avaliativo do Sinaes, junto à Secretaria competente. (fonte: portal.mec.gov.br/) Autorização Para iniciar a oferta de um curso de graduação, a IES depende de autorização do Ministério da Educação. A exceção são as universidades e centros universitários que, por terem autonomia, independem de autorização para funcionamento de curso superior. No entanto, essas instituições devem informar à Secretaria competente os cursos abertos para fins de supervisão, avaliação e posterior reconhecimento. (art. 28, § 2° do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006). (fonte: portal.mec.gov.br/) Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento O reconhecimento deve ser solicitado pela IES quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária. O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos respectivos diplomas. (fonte: portal.mec.gov.br/)
[+] O que é um Centro Universitário?
De acordo com o Decreto 5.773/06 a denominação Centro Universitário é dada apenas para as Instituições de Ensino Superior pluricurriculares, que abrangem uma ou mais áreas do conhecimento, que se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar. Os centros universitários credenciados têm autonomia para criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior. As instituições são credenciadas originalmente como faculdades. O credenciamento como universidade ou centro universitário, com as consequentes prerrogativas de autonomia, depende do credenciamento específico de instituição já credenciada, em funcionamento regular e com padrão satisfatório de qualidade.
Para mais informações acesse o site emec.mec.gov.br
[+] Qual a legalidade do Centro Universitário Internacional UNINTER?
Conforme Portaria nº 688, do Ministério da Educação (MEC) publicada no Diário Oficial da União – D.O.U. de 28 de maio de 2012 a Faculdade Internacional de Curitiba FACINTER e a Faculdade de Tecnologia Internacional – FATEC Internacional, instituições que compunham o Grupo Educacional UNINTER passam a ser o Centro Universitário Internacional UNINTER. De acordo com a legislação, o Centro Universitário UNINTER possui autonomia para criar novos cursos, sem que a autorização precise passar pelo MEC. Além disso, poderá emitir e registrar diplomas dos formados e poderá desenvolver programas de iniciação científica, pesquisas, programas de mestrados, entre outras ações.
[+] Os cursos ofertados são autorizados pelo MEC?
Os Centros Universitários possuem autonomia para abrir novos cursos, dessa forma não há necessidade de autorização prévia do poder público para oferecer cursos superiores. Todos os cursos que o UNINTER oferece são autorizados pelo MEC, por meio da sua Autonomia como Centro Universitário.
[+] Os cursos ofertados são reconhecidos pelo MEC?
O reconhecimento do curso pelo MEC é solicitado pelo Centro Universitário após o início da primeira turma. A partir do momento em que é solicitada a visita de avaliação junto ao MEC, dá-se início ao processo de reconhecimento. Muitos deles já são reconhecidos. Verifique o andamento do processo de cada um dos cursos no site emec.mec.gov.br
[+] Há como estudar no Centro Universitário Internacional UNINTER com bolsa de estudos?
Sim. O UNINTER aderiu ao ProUni – Programa Universidade para Todos, do Governo Federal. Informações adicionais no site http://siteprouni.mec.gov.br, 0800 616161 ou no próprio site da Instituição: www.uninter.com/prouni
[+] Quem registra e emite os DIPLOMAS do Centro Universitário UNINTER?
Com o credenciamento do Centro Universitário UNINTER, os diplomas dos alunos são registrados e emitidos pela própria instituição. Os Centros Universitários atendem às disposições do Decreto nº 5.786, de 24 de maio de 2006, o qual determina que os centros universitários poderão registrar diplomas dos cursos por eles oferecidos. O registro de diploma de graduação é o ato formal que dá validade nacional ao documento expedido pelas IES.

SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

[+] Como funciona a educação a distância?
Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior. O aluno pode estudar no Polo de Apoio Presencial ou pela internet, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Fora da sala de aula, as dúvidas podem ser esclarecidas por nossa tutoria. Além disso, o aluno conta com material de apoio disponibilizado na internet. Em qualquer um dos formatos não há necessidade de frequência às aulas, sendo obrigatória a presença no Polo de Apoio Presencial (PAP) somente para as avaliações e momentos presenciais, conforme calendário acadêmico. Veja mais detalhes no menu graduação a distância.
[+] O que é Polo de Apoio Presencial – PAP?
É o local estruturado para dar suporte aos alunos dos cursos a distância. Neste local o aluno terá acesso a laboratório de informática, biblioteca, secretaria acadêmica, atendimento de tutoria, realização de avaliações e demais momentos presenciais conforme calendário acadêmico.
[+] A educação a distância é autorizada pelo MEC?
Sim. Conforme previsto no art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB), a instituição interessada em oferecer cursos superiores a distância precisa solicitar credenciamento específico ao Ministério da Educação – MEC, o qual primeiramente credencia as Instituições de Ensino Superior (IES), para este modelo educacional (educação a distância) e, depois, autoriza os cursos a serem ministrados.
[+] Qual instituição emite o diploma?
Os diplomas dos cursos superiores de graduação e pós-graduação são emitidos pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, instituição devidamente credenciada pelo MEC para certificação de cursos superiores.
[+] Certificados e diplomas de cursos na modalidade a distância têm o mesmo valor que os de cursos presenciais? São aceitos em concursos públicos?
Sim, nos termos do art. 5º do Decreto n° 5.622 de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos. Fonte: portal.mec.gov.br

SOBRE OS CURSOS

[+] Como e onde são ofertados os cursos?
Os cursos são transmitidos via satélite no Polo de Apoio Presencial – PAP, em DVDs* e pela internet por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Assim, o aluno tem a opção de escolher entre esses três formatos, como melhor lhe convier, não sendo a frequência às aulas obrigatória, devendo, porém comparecer pessoalmente no PAP nas avaliações e momentos presenciais, nos termos do calendário acadêmico da Instituição.
*ver disponibilidade de cada curso.
[+] Quem pode fazer um curso superior de graduação a distância?
Alunos que concluíram o ensino médio, por qualquer de suas formas oficiais (regular, ensino de jovens e adultos – EJA, supletivo, entre outras) devidamente comprovado por meio do certificado de conclusão de ensino médio ou equivalente, validado pelas secretarias estaduais de educação conforme o Estado da Federação.
[+] A educação a distância é autorizada pelo MEC?
Sim. Conforme previsto no art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB), a instituição interessada em oferecer cursos superiores a distância precisa solicitar credenciamento específico ao Ministério da Educação – MEC, o qual primeiramente credencia as Instituições de Ensino Superior (IES), para este modelo educacional (educação a distância) e, depois, autoriza os cursos a serem ministrados.
[+] Os cursos oferecidos são de nível superior?
Sim. Todos os nossos cursos de graduação tecnológicos, de licenciatura e de bacharelado, na modalidade a distância, são de nível superior.
[+] Por que a duração dos cursos de tecnologia é menor que a dos cursos de bacharelado e licenciatura?
Os cursos superiores de tecnologia possuem uma grade curricular focada nas necessidades do mercado de trabalho e, por isso, são mais objetivas, tendo menor duração. Os cursos tecnológicos foram criados por lei e representam uma resposta dada pelo governo à demanda por uma formação mais rápida e aplicada ao mercado.
[+] O aluno formado em curso tecnológico pode prestar concurso público?
Sim, os cursos tecnológicos são cursos superiores de graduação. Assim, de posse desse diploma é possível candidatar-se a concursos públicos e a programas de pós-graduação que exijam nível superior dos candidatos. Da mesma forma que um curso de bacharelado convencional. Mas atenção: para a realização de qualquer CONCURSO PÚBLICO deverá ser sempre observada as exigências de cada um deles em seus respectivos editais, ou seja, verifique no edital do concurso do seu interesse se a exigência da diplomação refere-se a cursos superiores de graduação simplesmente, ou são mais específicos como curso superior de graduação em bacharelado ou tecnologia ou licenciatura.
[+] Como será o meu diploma depois de formado em um curso superior na modalidade a distância?
Os alunos formados pela Instituição nos cursos de graduação da modalidade a distância receberão o mesmo certificado de ensino superior dos cursos presenciais que a Instituição também oferece, ou seja, CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO (em licenciatura, bacharelado ou tecnologia). Os diplomas de cursos da modalidade a distância têm a mesma validade que cursos na modalidade presencial, em todo território nacional.
[+] Onde localizar informações específicas de cada curso?
No menu CURSOS clique no nome de cada curso.
[+] Quais os procedimentos para cursar dois cursos simultaneamente?
Após a efetivação da matrícula no curso de aprovação o aluno irá manifestar, para o responsável pela matrícula no polo, a intenção de realizar mais um curso de graduação simultaneamente. Havendo vaga nesse segundo curso de interesse a solicitação será deferida e o aluno receberá o boleto para pagamento da matrícula desse outro curso. Será necessário reunir novamente toda a documentação obrigatória e entregar no polo. Depois de confirmado o pagamento e a matrícula, o aluno já poderá iniciar o segundo curso. O prazo máximo para a solicitação da realização do segundo curso será de 10 dias após o início das aulas.

PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS

[+] Quem já possui CURSO SUPERIOR precisa fazer o vestibular?
Não, se houver vagas disponíveis no curso desejado, após a realização do vestibular. O candidato interessado, no caso de existência de vagas disponíveis, solicitará APROVEITAMENTO DE CURSO SUPERIOR junto ao Polo de Apoio Presencial em que pretende realizar o curso e a partir daí seguir os procedimentos e período de ofertas que lhe serão informados. Para o ingresso por processo seletivo será obrigatória a apresentação do Histórico Escolar do Ensino Médio (ou equivalente) e para o ingresso por aproveitamento de curso superior exige-se o Diploma e Histórico do ensino superior. Para mais informações sobre ingresso por aproveitamento de curso superior clique aqui.
[+] Como fazer transferência de outras instituições para o Centro Universitário Internacional UNINTER?
Basta que o curso que frequentou parcialmente em outra Instituição tenha grade curricular compatível com um dos cursos do Centro Universitário UNINTER. O aluno deve possuir vínculo com outra Instituição de Ensino Superior, estando com a situação de matrícula ativa ou trancada. Dirija-se ao Polo de Apoio Presencial e solicite a análise de seu caso e período de ofertas. Para mais informações sobre ingresso por transferências externa clique aqui.
[+] Como fazer a mudança para outro?
Se você ingressar em um determinado curso e, por alguma razão quiser trocá-lo, poderá utilizar a opção de MUDANÇA DE CURSO DE INGRESSO. A mudança de um curso para o outro depende da disponibilidade de vagas. Essas mudanças  são solicitadas pelo próprio aluno no PORTAL ÚNICO [1] e serão aceitas até o 15º (décimo quinto) dia após o início das aulas no módulo ou U.T.A. e analisadas e deferidas pela secretaria acadêmica.
[+] Se eu estiver passando por uma dificuldade posso trancar o curso?
Claro que sim, pois o trancamento lhe garante a vaga por um determinado tempo - 24 meses, permitindo-lhe o retorno aos estudos no mesmo curso. Para isso, se você já cursou no mínimo uma Fase do módulo (2 disciplinas) ou uma fase da U.T.A. (2 disciplinas), está em situação de Matrícula Ativa, acesse PORTAL ÚNICO e solicite o TRANCAMENTO da matrícula. Após realizados todos os passos e deferido seu trancamento pela secretaria você poderá voltar em até 24 meses, consecutivo ou alternado. Onde deve solicitar via portal único a Reabertura de Matricula, estas solicitações possuem períodos de oferta previstas em calendário acadêmico disponível no AVA (http://ava.grupouninter.com.br), considerando sempre a oferta anterior ao término do período de trancamento, para evitar que o prazo expire.
[+] Como fazer o cancelamento de matrícula?
O cancelamento de matrícula pode ser solicitado em qualquer tempo. Caso você desista de realizar o curso, independente do motivo, solicite o cancelamento da matrícula no PORTAL ÚNICO. O cancelamento é o desligamento do aluno com a Instituição e esse procedimento irá assegurar a suspensão da emissão de cobranças relativas ao curso, desde que não existam pendências financeiras anteriores à data de solicitação do cancelamento. Caso queira reingressar, será necessária a realização de um novo vestibular.
[+] Existe a dispensa de disciplinas, caso já tenham sido concluídas em outro curso?
Sim. A Instituição irá analisar as solicitações de aproveitamento de disciplinas já cursadas em outro curso de mesmo nível. Com a MATRÍCULA CONDICIONAL ou ATIVA  o aluno deve solicitar a dispensa de disciplinas no PORTAL ÚNICO, mediante a apresentação dos documentos exigidos, os quais estão discriminados, no portal único através do protocolo em que for solicitar a dispensa. Sendo deferida pela coordenação de curso, o aluno então terá a permissão para a dispensa às aulas em questão. Para mais informações sobre a dispensa de disciplinas concluídas em outro curso superior clique aqui.