Home  Dúvidas

Dúvidas

O que é renda bruta?
Total dos vencimentos ou proventos é somente descontado férias, décimo terceiro salário, participação nos lucros e nos resultados (se este recebível anualmente, se mensalmente também contato como renda).
Quem compõe o grupo familiar?
Pai, mãe, irmão (a), enteado, avô, avó, madrasta e padrasto.
Devo apresentar Histórico escolar?
Sim, comprovando todos os períodos letivos estudados em instituição pública ou privada na condição de bolsista integral.
Qual renda per capita para concorrer à bolsa parcial e integral?
Parcial: não ultrapassar três salários mínimos por pessoa. Integral: não ultrapassar um salário mínimo e meio por pessoa.
Como comprovar quando não possui renda?
Com cópia da carteira de trabalho das seguintes páginas: parte da foto, dados pessoais o último registro, próxima página em branco e declaração reconhecida em cartório de não obtenção de renda com duas testemunhas.
Em relação à moradia, se for cedida como devo proceder?
Apresentar declaração de casa cedida do proprietário do imóvel registrado em cartório com duas testemunhas acompanhado do carnê do IPTU em nome do proprietário.
Como comprovar pensão alimentícia?
Com determinação judicial.
Quais são as fases do processo seletivo do ProUni 1º/2014?
Inscrição: o aluno se inscreve no site do Prouni Pré-seleção: o Prouni pré-seleciona os candidatos que obtiveram melhores notas no Enem. Confirmação de dados: se for pré-selecionado, o candidato deve comprovar seus dados com a instituição de ensino, enviando a documentação solicitada. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implica na sua reprovação. Concessão da bolsa: confirmadas as informações, o candidato pode assinar o Termo de Concessão de Bolsa do Prouni, tornando-se bolsista.
É possível escolher qualquer curso em qualquer instituição?
Sim, desde que a instituição escolhida seja participante do Prouni. Ao fazer sua inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso, turno e instituição de ensino superior, dentre as disponíveis conforme seu perfil socioeconômico. Assim é necessária muita atenção ao efetuar as opções de curso e turno da inscrição no Prouni, pois após a pré-seleção a matrícula devera ser efetuada única e exclusivamente no perfil aprovado.
É preciso fazer vestibular para concorrer a uma bolsa do ProUni?
Não. O candidato à bolsa do Prouni não precisa fazer vestibular nem estar matriculado na instituição em que pretende se inscrever. Entretanto, é facultado às instituições participantes do Programa submeterem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo específico e isento de cobrança de taxa. Essa informação estará disponível ao candidato, no momento da inscrição.
Se não houver formação de turma para o curso em que fui pré-selecionado?
A bolsa do Prouni só poderá ser concedida ao candidato caso haja formação de turma no período letivo inicial do curso, o que ocorrerá somente se houver o número necessário de alunos matriculados para a formação de uma turma inicial. Os candidatos pré-selecionados para cursos nos quais não houver formação de turma serão reprovados, tendo direito à bolsa apenas nos casos em que já estiverem matriculados no respectivo curso. Os candidatos reprovados por não formação de turma continuarão concorrendo nas chamadas seguintes, e em caso de não serem pré-selecionados, poderão manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Prouni.